Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O tão prometido Fiskekake

Esse post foi inspirado no comentário de uma leitora, a Lívia, casada com um norueguês, e moram no Brasil. Ela adora fiskekake e queria saber se eu tinha a receita. Eu não tinha... Até que a coincidência trouxe minha sogra aqui em casa semana passada, de peixe e cuia, pra me ensinar a fazer os autênticos fiskekaker noruegueses.

O fiskekake é um bolinho de peixe, mas não um bolinho de peixe como comeríamos na praia no Brasil, ou ainda no sul dos Estados Unidos, ou no Caribe. Esses últimos ficam assim mais soltinhos, digamos assim. São mais almôndegas ou hambúrgures de peixe. A carne do peixe (e/ou frutos do mar) é processada com temperos, especiarias, algum agente "endurecedor" (pode ser pão, alguma farinha, ovos, ou todos acima), e então podem ser fritos ou assados. Já os famigerados fiskekaker noruegueses são assim gelatinosos, ou pastosos... Não conseguia entender direito o que eles usavam pra fazê-los ficar com aquela consistência. Eu não sou muito amiga da textura dos que são comprados prontos. É algo indescritível. Nessa foto, até parecem apetitosos. Estão servidos com batatas, brócolis, e uma saladinha de camarões em conserva que vendem pronta nos supermercados. Mas ao morder o bichinho, a coisa pega.


E olha que eu não sou chata com comida, pelo contrário. É que também fico imaginando o que eles contém, que tipo de carne eles usam pra fazer o bolinho, onde fritam, etc. Essas comidas processadas em geral são um veneno... Se você come muito nugget de frango, repense sua dieta. Assim como os equivalentes de peixe - palitinhos de peixe, fish fingers, fish nuggets e o raio que o parta. Para fazer nuggets de frango, a indústria usa tudo do frango que não poderia ser aproveitado de outra froma. Eles vendem frangos inteiros, mas também partes, certo? Filés de peito sem pele - e aonde vai parar toda a pele? E os pés dos frangos, alguém já parou prá pensar nisso? Cadê eles? E os pescoços e miúdos que não são comercializados? Pois é, tudo isso, mais um montão de aditivos (preservativos), químicos (pra mudar a cor e fazê-los ficar branquinhos, e repare bem que eles não são brancos como um peito de frango cozido!), tudo isso com uma boa dose de sódio (que é o pior veneno pra corações humanos), e voilá!, aí estão seus nuggets! Quem me contou tudo isso foi o meu ídolo Jamie Oliver, num programa chamado "Jamie's Fowl Dinners". No Brasil passou no GNT. Trully shocking! E os palitinhos de peixe, a mesma coisa...

Mas voltemos ao assunto (e perdão se tirei o apetite de alguém, mas é preciso saber a verdade!)... Os fiskekaker comprados prontos já são cozidos, prontos para consumo. Mas os noruegueses (ao menos os meus) fritam os bichinhos de novo pra reaquecê-los. Até me dá certo arrepio. Muitos comem assim, como refeição, outros fazem sanduíches... Enfim, Lars vivia suspirando, quando eu dizia que não era muito fã desses famigerados bolinhos, que não há nada como um fiskekake feito em casa. Perguntei à ele umas 40 vezes como era feito, e ele nunca soube dizer. Mas um dia pediu à mãe que me ensinasse. Eu estava meio cética, imaginando que se o resultado final ficasse igual, eu não iria prepará-los nunca.

Mas vamos à receita... Os noruegueses são um pouco bitolados com suas receitas tradicionais. Tipo "pra fazer fiskekake tem que ser só com tal e tal peixe!". Bobagem deles - uma teimosia que às vezes irrita! Pode-se usar qualquer tipo de peixe pra fazê-los, lembrando-se que a cor do produto final vai variar de acordo com a cor do peixe que você usar. Se quiser um bolinho bem branquinho, use peixes brancos. Se usar salmão, por exemplo, ele vai ficar rosadinho. Bem, aqui na minha Noruega eles usam sei, hyse (da família do sei e bacalhau, o famoso haddock, que no Brasil é caro também), ou menos comum, o próprio bacalhau. No Brasil, eu usaria, por exemplo, filé de pescada se você quiser uma opção mais em conta. Mas poderia usar linguado, robalo, namorado, ou mesmo vermelho. Lembre-se que os peixes brancos tem menor teor de gordura, por isso tem o sabor mais delicado, menos "peixento". Se usar peixes como salmão, pintado, cherne, corvina, por serem mais gordurosos, deixarão seus fiskekaker com sabor mais forte.

2 kg de peixe limpo e cortado em pedaços (a sogra usou hyse)
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de amido de batata (pode ser substituído por Maizena)
100 ml de leite
meia cebola média cortada em pedaços
1 colher de sopa de manteiga derretida
Sal à gosto

No processador de alimentos, coloque todos os ingredientes, menos o leite. Ligue o processador e vá colocando o leite aos poucos. Você deve triturar tudo muito, muito bem, até que a massa esteja bem fininha, uma pasta lisa mesmo, sem nenhum pedacinho visível. Pode ser que você não use todo o leite, pode ser que precise de um tiquinho a mais. É precisoi r parando e testando. Eles estão prontos quando formarem uma massa bem lisa, que não grude nas mãos e possam ser moldadas.

Depois de prontos, faça bolinhos redondos e achate-os, de forma que fiquem redondinhos com a primeira foto, ou faça bolinhos com duas colheres, pra dar um formato ovalado (como os da sogra). Então - a parte que eu curto menos - pra frigideira com óleo de sua preferência ou manteiga/margarina. Eles não devem ser fritos por imersão, mas assim fritinhos com pouca gordura. Quando estiverem dourados de um lado, vire-os. E então estão prontos pra serem consumidos assim mesmo, ou congelados. Essa receita da sogra foi dobrada, pois ela tinha 4 kg de peixe. Rendeu mais de 40 bolinhos. Então eu os congelei em porções pequenas, por almojantar apenas pra dois. Fiquei com três seis porções congeladas, fora os que foram comidos naquele almojantar (segunda passada), e os que Lars, sogra e eu comemos com pão enquanto ainda estavam quentinhos.




E não é que ficaram gostosos mesmo? Agora mesmo estou descongelado uns pro almojantar de hoje. Como vou fazer uma sopa paraguaia (estou azul de vontade, faz tempo!), não tô com saco de fazer muito mais. Depois conto como ficaram os bolinhos depois de descongelados.

E outra versão dos fiskekaker são os fiskeboller, ou bolinhas de peixe. Também são pavorosas quando compradas prontas, mas feitas em casa, devem ser igual a uma mousseline de peixe. A diferença entre fiskeboller e fiskekaker é que os fiskekaker são fritos, enquanto os fiskeboller são cozidos em água. Então, basta fazer as bolinhas de massa de peixe e jogá-los em água fervendo e você terá hjemlaget fiskeboller (bolinhas de peixe feitas em casa).


E pra Lívia - ainda não sei fazer o fiskegrateng. Comprei uma vez no supermercado, da marca Findus, e não foi tão ruim não. Deixo aqui uma receita em norueguês, se ajudar... Mas ainda acho que feito em casa fica melhor. Eu faço uma torta de peixes com purê de batata (que aprendi com o Jamie Oliver também) que é divina. Até a sogra se impressionou com ela. Mas fica pra outra hora...

Um comentário:

Carol disse...

Camila, eu como não tenho o tal peixe que você falou, fiz a massa de panquecas so que mais grossa, adicionei uma lata de atum, e temperos como alho e cebola, e fritei, ficou parecido, mas por enquanto é o que da pra fazer em terras africanas...