Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Fiskesuppe

Uma receita tradicional de sopa de peixe, aqui da minha Noruega. Não sei se na Noruega dos outros também é, mas foi inclusive servida na nossa recepção de casamento. Esse fim de semana fez um friozinho, muita chuva, então resolvi reproduzir a sopa. É bem simples e fuica muito, muito boa, apesar de um pouco calórica.


Para 4 pessoas

150 g de filé de peixe branco (eu usei gråsteinbit, em inglês wolf fish, em português peixe lobo, acho que não existe no Brasil, pois é um peixe de água fria) cortado em cubos (tamanho de um dado)
150 g de um peixe de carne vermelha (salmão ou truta, sendo preferível a truta pelo sabor mais delicado, e use apenas pelo colorido mesmo) idem
150 g de camarão pequeno limpo e inteiro
150 g de mexilhões sem as conchas
2 cenouras em tirinhas finas
1 alho-poró grande em tirinhas ou rodelinhas finas
1/2 garrafa de vinho branco Riesling (vagabundo, de garrafa azul)
250 ml de caldo de peixe (pode ser em cubinho ou de pacotinho)
250 ml de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino branca moída

Preparo
1 - Aqueça o caldo de peixe, acrescente a garrafa de vinho na panela e deixe ferver.
2 - Acrescente a cenoura, ferva por dois minutos. Acrescente o alho-poró, ferva por mais 2 minutos.
3 - Acrescente o peixe, o camarão e os mexilhões, e cozinhe por uns 5-10 minutos, até que tudo esteja cozido e macio.
4 - Apague o fogo, acrescente o creme de leite
5 - Prove e tempere com sal e pimenta à gosto
6 - Sirva com baguette quentinha em fatias grossas, e se quiser, ovos mexidos.

Algumas considerações... Meus camarões e mexilhões eram já cozidos e em conserva, é só abrir o potinho e despejar na panela. Só uso pra isso mesmo, pois é muito fácil. Agora, se você tem camarões crus (mesmo que sejam congelados) à sua disposição, então use-os! O mesmo pros mexilhões. Os mexilhões frescos são mais caros aqui, e os camarões vem cozidos, sempre, o que me enlouquece e eu já tinha até comentado... Já o caldo de peixe, eu fiz um caldo eu mesma, um dia antes havia comprado trutinhas peruanas (???) e filetei as bichinhas pra treinar mesmo. As espin has e cabeças eu tasquei numa panela com um litro de água, uma cenoura, uma cebola e meio talo de salsão, mais umas folhinhas de salsa com talo e tudo, e uns grãos de pimenta do reino. Fervi por uns 15 minutinhos, deixei esfriar muito bem, coei e guardei, já pensando na sopa. Valeu a pena, pois aquele sabor de caldo pronto não me agrada muito.

E cuidado com o creme de leite, pois a acidez do vinho branco reduzido pode cortá-lo, e ele talha. Não altera o sabor, mas a aparência é feia... Já aconteceu comigo sim!

Aproveitem o friozinho... Vou fazer a sopinha de novo quando minha irmã vier...

Um comentário:

Luciana disse...

Camila, não sei se por aqui rola essa receita, acredito que sim, mas adorei, vou dar uma adaptada e fazer, vou dar uma reduzida.
Beijo