Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Brownie de chocolate e especiarias

Semana passada me dei ao luxo de comprar um chá caríssimo, pra celebrar meu emprego. Eu gosto muito de chá, e se ele for exótico ou de sabores diferentes, melhor ainda. O bom e velho Lipton (chá preto comum) é entediante...

Então, comprei uma caixinha de chá da marca Yogi. Descobri essa marca em St. Thomas (US Virgin Islands). No pier havia uma deli de donos israelenses. De olho nos passageiros, mas mais ainda na tripulação, vendiam comidas, queijos, chás - e vinhos - do mundo todo, além de fabulosos sanduíchesde pastrami... A cada 15 dias, não importava o que estivesse fazendo, em St. Thomas era obrigatório dar um pulinho na deli, às vezes até de uniforme... Então, comprava os chai (chá indiano com especiarias) tanto preto quanto o orgânico. Além de vinho, claro!

E fiquei muito feliz em achar os chás Yogi por aqui. Mas pelo preço proibitivo, nem prestei atenção. Agora posso! Então, comprei o Sweet Chili, chá asteca de especiarias com chili. Delicioso e apimentado, uma delícia...

E pra matar a frustração de não cozinhar no trabalho tanto quanto eu pensei, hoje acordei atacada e com muita vontade de comer um bom brownie. Procurei umas receitas, mas sou muito específica porque gosto dos brownies assim mais pra fudge, bem grudentos por dentro. Achei várias receitas intressantes, e pretendo reproduzir e testar todas, mas hoje fiz uma apanhado e criei a minha própria... Com muito chocolate, como deve ser, e inspirada no chá asteca.

Brownie de chocolate com especiarias
1 1/2 xícara de açúcar
4 ovos
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de manteiga derretida (250 g)
3/4 de xícara cacau em pó sem açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de avelãs e amêndoas torradas e picadas (pecan também deve ficar bem nessa receita)
100 g de chocolate amargo picado
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de cardamomo em pó
1 colher de chá de noz-moscada
chili em pó à gosto

Pré-aqueça o forno em 185 graus. Unte e enfarinhe uma forma retangular média. Peneire a farinha com as especiarias, sal e cacau. Derreta a a manteiga com o chocolate em banho-maria (se quiser use o micro, cuidando pra não queimar o chocolate). Bata os ovos com o açúcar por 3 a 4 minutos, até ficar um creme bem liso e fofo. Adicione a manteiga e chocolate e misture bem. Então coloque a farinha e misture bem. A massa deve ficar um creme bem liso e grosso. Por fim adicione o chili. Eu usei um daqui que já vem num moedorzinho, e coloquei bastante (umas duas colheres de chá cheias).




Por fim adicione as avelãs e amêndoas. Despeje a massa na forma enfarinhada. Fiz o meu mais fino, pra assar mais depressa. Levou 25 minutos no forno. Retire do forno quando estiver firme ao chacoalhar a forma, entretanto o palito espetado no meio NÃO deve sair limpo... Se sair limpo, você cozinhou demais o brownie.

Deixe descansar por 15 minutos e corte em quadrados, ainda quente. Então espere esfriar e retire os quadrados, um a um. Se quiser, faça uma cobertura, mas aí haja caloria! Eu como um pedaço ainda quente, com café forte, enquanto digito estas linhas...

Meus quadrados ficaram meio desengonçados por causa das avelãs e amêndoas, que eu gosto de deixar em pedaços grandes. E o sabor e picante do chili ficaram muito discretos...


Um comentário:

Luciana disse...

Me matou de vontade agora.
Beijo