Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Febre de bolinhos

Não sei o que aconteceu... Acho que a possibilidade (mesmo que remota) de voltar a trabalhar profissionalmente numa cozinha está mexendo comigo. Ou então eu ando assistindo muito a shows de comida na BBC.

Lars saiu cedinho e volta tarde. Resolvi almojantar tortillas espanholas. Sei lá, deu vontade, e são relativamente fáceis de fazer. Cozinhar ecomer sozinha é triste... O detalhe é que segunda feira passada eu fui na outra loja de comida importada - essa, de paquistaneses. Achei leite Ninho, leite condensado, café da Indonésia (uma marca chamada Completa, muito bom) e FARINHA DE MANDIOCA!!! Comprei, e até agora não fiz farofa, pois almojantei fora ou sozinha a semana toda. Quem sabe amanhã...

Bem, voltando à tortilla... A que fiz seria suficiente pra duas pessoas.

5 batatas pequenas (aquelas pequeninas, quase aperitivo)
3 ovos
1 cebola média, picada
leite
sal, pimenta do reino
1 cebolinha verde
ervas à gosto - usei salsa, majericão, hortelã e ciboulette
azeite de boa qualidade, em boa quantidade

Primeiro, dei uma pré-cozida nas batatas. Estavam cozidas, mas firmes. A cebola e cebolinha picadas foram misturadas às batatas picadas (corte em dois, depois fatie, fatias finas. Eu uso as batatinhas com casca mesmo). Numa frigideira grande, anti-aderente e de fundo grosso, deixei o azeite esquentar bem, e joguei a mistura de batatas e cebolas pra dar uma fritada.


Enquanto refogam, misturei os 3 ovos, sal, pimenta do reino, as ervas picadas e um pouco de leite (eu uso leite só pra suavizar e ficar mais fofo. Se não quiser, não use). Quando as batatas e cebolas focaram douradinhas, tirei do fogo e joguei a mistura de ovos. É preciso trabalhar rápido, pra distribuir batatas e ovos igualmente pela frigideira. Uma vez que tudo esteja bem distribuído, aumentei o fogo e deixei cozinhar como se fosse omelete (e é, na verdade). Por cima de tudo, acrescentei queijo. Deixei dourar bem embaixo, e usei um prato pra me ajudar a virar e cozinhar a parte de cima. Depois de pronta, comi com salada de rúcula e tomate, temperados só com limão e sal, já que a tortilla ficou mais gordurosa do que eu estou acostumada.


E após o almojantar, foi hora de dar cabo à mais um monte de nectarinas que estavam estragando na cozinha. Resolvi fazer adivinha o que???? Cup cakes!!!

Seguindo a receita básica que usei para os de cenoura e os de mirtilos, bati as 5 nectarinas no liquidificador com um resto de geléia de nectarina que havia feito, e o restante é como as receitas anteriores. Fruta, óleo e ovos no liquidificador, secos à parte, depois líquido nos secos, e nas forminhas de silicone. Forno 180 graus por 15 a 20 minutos, e depois é correr pro abraço! Dessa vez deixei-os simplezinhos mesmo, mas ficaram com um leve gostinho de pêssego! Acho que usando pêssegos em calda (uns 5, ou 10 metades) deve dar o mesmo efeito. E a cada receita que faço, vou diminuindo mais o óleo e o açúcar.

Então, a receita básica
aproximadamente 1xícara de suco/polpa/fruta do que vc quer fazer o cup cake
meio copo de óleo
2 ovos
1 1/2 xícara de farinha
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó

Coffee time!



Um comentário:

Luciana disse...

Menina, eu tinha adicionado seu novo blog e nada de ver subir postagem, aí vim procurar de novo e agora deu certo, adicionei pra valer, não sei o que aconteceu antes.
Bom, mas aí já vim aqui mais de uma vez desde ontem, só pra ver seus bolinhos, fiquei morrendo de vontade, e fui comprar um pra mim, estou com desejo de bolo, mas geralmente mato minhas vontades de comer essas gostosuras só em olhar nos blos, o seu, o de Cláudia, adoro.
Beijo