Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2009

Blåbær spree, ou a Febre dos Mirtilos

Pois é, o dia amanheceu bom. Tava sol. Acordei 9:15 (sem despertador) porque fiquei vendo "Law & Order" ontem à noite (sem comentários!). Tomei café, vesti um jeans, camiseta e tênis e 10 em pontinho a sogra tocou a campainha. Também acabei pegando um par de galochas, pois aprendi uma lição: quando alguém te disser que certo tipo de calçados são requeridos para determinada atividade outdoors, ACREDITE!



Dirigimos, com o carro cheio de baldes, em direção a um lago enorme fora de Bodø, uns 20 minutos. A sogra já parou o carro num lugarzinho que já conhecia, e subimos o morro, nada muito íngreme não... Eram 10:20 mais ou menos quando chegamos lá. Todos esses arbustinhos rasteiros que você vê aí na foto são mirtilinhos esperando para serem apanhados! Bicho, era muita frutinha... Cobrimos essa área da foto aí, uns 10 metros quadrados de área. À 1 da tarde já tínhamos um balde de 5 litros cheio e um de 3, quase cheio. Fizemos alguns breaks, pois as costas doem muito - muito mesmo, estou toda capenga agora. Os arbustinhos são baixinhos, e você ou agacha, ou ajoelha, ou senta mesmo no mato. Gosto das florestas aqui porque tem um musguinho bem polpudo que afofa, então pra sentar ou ajoelhar é fácil. O duro é que sentei e ajoelhei em mirtilos. Meu jeans está imprestável... Mas como sempre falo do preço das coisas na vida, é a isso que me refiro. Bem, num dos breaks eu e sogra tomamos café e comemos sanduíche de geléia de banana (que eu dei pra ela!). Quando resolveu chover duro é que concordamos em tirar o time de campo. Pra quem se pergunta como nós nos comunicamos, eu falo todo o pouco norueguês que sei, ela fala todo o pouco inglês quesabe, e no meio tem muita linguagem corporal. Mas nos entendemos bem.

Cheguei em casa e fui tratar logo de separar os mirtilos das folhinhas, galhinhos, aranhas, mosquitinhos e larvas que eventualmente vem junto (coitados, a gente vai lá na casa deles, tira-os dos seus afazeres e sequestra-os pra sempre... Fiquei pensando neles depois de ler o post do Daniel ontem, no Photo in Natura)

As mãos já estavam tingidas de roxo, achei que ia levar uns três dias pra limpar. Mas saiu depois de muita escovada e um longo banho quante, afinal nos molhamos na chuva.


Depois do banho, já era quase hora de almojantar na sogra. Andres, Sylvia e as crianças já estavam lá quando cheguei. Prato do dia: elk sodd. Sodd é um tipo de sopa, ou ensopado. Creio que receita antiga e tradicional de camponês, pois também é muito simples. A carne de alce é cozida num caldo feito de cebola, repolho, cenoura e aipo rábano, pimenta do reino e zimbro (a frutinha que dá ao gim o aroma particular. Depois que a carne está bem macia, a carne e os legumes são retirados e servidos, e o caldo é servido separadamente. Sempre acompanhados da boa e velha batata cozida. É gostoso, comfort food. Ah, mas que me dá vontade de servir - e comer - tudo junto no prato fundo como uma sopa mesmo, isso dá.

Voltei pra casa e fui comprar ovos pra poder fazer cup cakes de mirtilos pra esperar o Lars. Usei outra receita da Claudia, do Sabor Saudade (tô sempre na cola dela!), e eles ficaram sensacionais. Engraçado é que os mirtilos assim, recém colhidos e mastigados puros, não tem muita graça. São super ácidos, com pouco açúcar, assim como uma uva vinífera ainda não amadurecida... Parêntese - vendo o leve esbranquiçado que cobre os mirtilos (assim como as uvas pretas tem um esbranquiçadinho na casca), e me dando conta da alta acidez, imaginei que eles dariam um vinho quase tão naturalmente quanto a uva... Depois a sogra me disse que se faz muito vinho de mirtilo aqui na Noruega. Ponto pra mim, como sou esperta!!! Fecha parêntese. Mas depois de cozidos, é inexplicável todo o sabor e doçura deles...

No forno



E depois de prontos

Acho que vou quebrar muito as costas pra lotar o freezer de mirtilos. Esses cup cakes estavam de chorar...

Um comentário:

Beth/Lilás disse...

Oh, my God! Quequéisso?
Nunca ouvi falar nesse tal de mirtilos, mas pareceu-me deliciosos pela sua descrição.
E os cakes ficaram lindinhos. Tô com água na boca aqui!

Bem, então já aprendeu que para ir à caça dos mirtilos, precisa de:
- capa de chuva (caso chova)compre aquelas levinhas que embrulham pequeninas.
- um bom par de luvas emborrachadas
- um bom par de botas leves
- balde plástico mais leve também
- chapéuzinho para ficar mais parecida com a Chapéuzinho Vermelho da historinha haha

Legal! Sua vida no maravilhoso Bodo, parece ser ótima!
bjs cariocas