Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Idéia de Jerico

Putz, ouvi essa frase a vida toda, mas fui me informar, pra descobrir que Jerico é só mais um dos nomes do burro! Vivendo e aprendendo! Mas a minha idéia de Jerico até que deu certo... Ainda tava com a geladeira lotada de mirtilos. Os bolinhos que fiz na terça já eram... Ficaram bons demais. Então hoje fui comprar almojantar pra mim e vi umas framboesas divinas, locais. Comprei uma caixinha. Resolvi fazer uns cup cakes de framboesa e mirtilos, usando como base a receita do bolo de cenoura do Rainhas do Lar. Fiz só metade da receita, e ao invés de cenouras, usei 6 morangos picados, meia xícara de framboesas frescas e meia xícara de mirtilos inteiros. Creio que se quiserem usar fruta congelada, também dá certo. Gosto dessa receita porque ela é muito fácil e rápida...



Morangos, mirtilos e framboesas com dois ovos inteiros mais meio copo de óleo no liquidificador. Em outra vasilha, peneire 1 xícara e meia de farinha de trigo com uma colher de sopa de fermento em pó (o que uso aqui na Noruega parece ser mais fraco, então uso mais), e depois acrescente uma xícara de açúcar. Então adicione aos poucos o conteúdo do liquidificador aos ingredientes secos, aos poucos, mexendo delicadamente. Ao final da operação, a massa ficará assim



Então, adicionei à essa massa um punhado de mirtilos inteiros, e ao colocar a massa nas forminhas, primeiro enchi só a metade, coloquei uma framboesa bem no meio, e completei com a mais massa.



Olha só os danados, antes de assar, e assando...



E depois de prontos



Por fora ficou com casquinha, e douradinho, e por dentro, a framboesa derreteu, e o sabor ácido dela cortou um pouco do doce da massa, assim como os mirtilos frescos. Ficou delicioso, e não ficou tão roxinho como eu pensei que ia ficar, mas ficou um pouquinho...

Acho que vou mandar essa receita pro Rainhas, pro Receitas das Comadres... Afinal, a receita original é delas!

Agora, um pouquinho sobre os mirtilos... Tem propriedades adstringente, antibacteriana, antidiarréica, estimulante da circulação sanguínea, hipoglicêmica e tônica. Seu consumo reduz a taxa de açúcar do sangue e o colesterol, e dizem que o vinho de mirtilos é bom pra tratar diarréia... São ricos em Vitaminas A, C, E e beta-caroteno e em minerais (potássio, manganês e magnésio). De acordo com estudos recentes, os mirtilos são uma das melhores e maiores fontes de antioxidantes, que previnem a formação de radicais livres no organismo, previnem a deterioração de células causada por câncer e combatem o envelhecimento das células. Os anti-oxidantes ainda são excelentes na prevenção de doenças cardíacas ou câncer. Os mirtilos possuem ainda resveratrol, o mesmo anti-oxidante presente nas uvas tintas e seus vinhos, e que faz com que se acredite - ainda sem muita prova científica, mas com os franceses como exemplo vivo - que reduz o colesterol do sangue. (Fonte aqui)

Agora estou querendo ir outra vez este fim de semana colher mirtilos - aqui ao redor da cidade mesmo, porque no chalé, só daqui duas semanas - pra lotar o freezer com eles, e ter fruta pra fazer tortas, cup cakes e vitaminas o inverno todo. Até o tal médico da Oprah (sim eu adoro a Oprah! Eu vi a Oprah durante a inauguração do Freedom em NY...), Dr. Oz, vive dizendo que é preciso comer muito mirtilo , açaí, etc...

E pra terminar, uma fotinho dos meus pés de alface e meu basilicão... O basilicão está com umas manchinhas amareladas nas folhas. Achei que fosse muitaluz, botei-os pra dentro de casa e eles melhoraram... Mas os alfaces estão lindos! Logo comerei minha própria salada!


2 comentários:

Anônimo disse...

show!!!
adorei!! parecem deliciosos...
Vc leu o livro do Dr. Oz "You, Being Beautiful"?
acabei de ler... bem cheio de tricks e tips... alias, nao li, escutei! pois comprei o audio book em cds... 6 cds no total.. booom...
beijos!

Camila Hareide disse...

Oi, Renata... Não li nenhum livro dele não, só o conheço mesmo pelo programa da Oprah... As dicas dele são legais! Vou ver se acho algum livro aqui, mas acho difícil...

beijo