Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

O verdadeiro sabor escandinavo (ressucitando o bloguinho)

No outro blog havia subido um vídeo que me dei o trabalho de subir do canal de TV pro Youtube. É um programa norueguês sobre sabores do norte, mais precisamente Escandinávia. No primeiro episódio (que pode ser visto no outro blog ou no meu canal do Youtube) os peixes foram o destaque. Bacalhau e skrei na Noruega, o impressionante trechinho com halibuts (kveite em norueguês, ou   halibute em português) praticamante pulando pra fora do buraco no gelo na Groelândia,  lagostins nas ilhas Faro... Entre tudo isso, tem dois fabulosos chefs dinamarqueses mandnado ver na gastronomia molecular (eu tenho aqui pra mim que sejam os caras do restaurante Noma, de Copenhagen, hoje o melhor do mundo), fazendo coisas de chorar de lindas - e apetitosas.

O segundo episódio é sobre os sabores selvagens - e esse episódio dá muito a entender sobre os hábitos alimentares dos escandinavos (mais os noruegueses e suecos, e especialmente mais foradas grandes cidades mesmo). De todas as frutinhas do bosque (mirtilos, framboesas polares, framboesas, morangos selvagens, arandanos, oxicocos, gorselhas pretas e vermelhas e mais outras que nem é possível nomear em português (rognebær, krukkebær, blokkebær, etc,etc,etc) aos cogumelos selvagens (trumpetes e chanterelles, entre outros) e às carnes de caça, como alce, veado, rena, urso e as aves como  rype, ou galo-silvestre em português, e patos e gansos selvagens.

Você pode até aí pensando "tadinhos dos bichinhos", mas o fato é que a caça é extremamente regulada e os animais são consumidos quase que 100% (utiliza-se as peles também), com profundo respeito pelo que se caçou, como faziam os ancestrais deles há séculos e séculos. Além disso, os animais tiveram uma vida tranquila e feliz, e morreram com mais diginidade do que o porquinho ou a vaquinha ou o franguinho de abatedouros que você come quase ou  todo dia.

Entre linguiças e salamis, corações e línguas defumados, patês de fígado, aproiveita-se o animal inteiro, mesmo. E de todos, o único que ainda não provei foi o tal do urso, primeiro porque vivem na Suécia, segundo porque é caríssimo (tem um post aqui sobre isso).

Como disse antes, não precisa entender o que o sujeito fala pra entender o grau de delícia das gourmandises que ele apresenta, além das fabulosas paisagens outonais em todo o norte da Europa. Mas só pra matar a curisosidade, os chefs experimentais estão preparando carne de bisão europeu (musk ox) com caldo de bisão e purê de castanhas...


Em breve volto com os outros episódios - ou o link pra eles, se alguém se interessa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Camila,
grande abraço pra voce, saudades... afinal nao fui pra Noruega sigo em Mallorca, mas sempre que posso visito seu blog.
Abraços e estou copiando receitas.
Marinez

Anônimo disse...

Camila,

Fazendo uma pesquisa sobre o meu blog sem querer cheguei até você. Muito obrigado por acessá-lo. Vou fazer um link no meu para o seu blog. Aqui no Brasil estou com uma média boa de acessos. Aproximadamente 1.400 no mês corrente.

Se quiser que escreva sobre algum vinho é só me pedir. O que será que harmoniza com Arenque?

Nunca ninguém de tão longe o acessou. São comuns acessos de Portugal, Espanha e da França. Mas da longínqua e fria Noruega nunca!!

beijo e felicidades

Jeriel
www.blogdojeriel.com.br