Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

Aprontando pra Páscoa

Amanhã vamos pro chalé, ficamos lá até Domingo de Páscoa. A sogra já está lá desde Domingo cedinho. Faz sol, e a previsão é de tempo bom! Então será tempo de churrasco... Acordei hoje inspiradérrima e já me meti logo cedo na cozinha.

Comecei com o pão, o falso brioche da Cláudia. Hoje ele ficou especialmente leve, porque misturei o fermento com a água morna, sal, mel e açúcar e esperei uns minutinhos antes de adicionar os ovos e a farinha. O bicho cresceu horrores. Olha o antes e depois dele... Ah, e ficou mega especial porque ficou com um defeitinho de fabricação, mas não tem problema, ele veio ao mundo pra nos fazer feliz de qualquer jeito! Deu pra ver que ele cresceu tanto que caiu pra fora da forma e assou do mesmo jeito?

Enquanto o bicho crescia, fui logo fazendo um bolo de maçã com cenoura que é uma delícia. A primeira vez que fiz, comemos em um dia e meio! Para o de hoje, eu não tinha cranberries secas (oxicocos em português), então usei passas brancas.



Bolo de maçã e cenoura

1 xícara de maçãs raladas
1 xicara de cenouras raladas
2 xícaras de açúcar (eu uso 1 de açúcar mascavo e meia de açúcar refinado, depende do gosto)
3 ovos
1 xícara de nozes picadas (use as de sua preferência, sendo pecãs extremamente recomendáveis. Eu usei amêndoas)
1 xícara da fruta seca de sua preferência (oxicocos, passas, damascos, etc)
1 xícara de óleo
2 colheres de chá deextrato de baunilha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de cardamomo em pó
1 colher de chá de sal

Modo de preparo
Não poderia ser mais fácil! Misture de uma vez só todos os ingredientes numa tigela grande. Mexa bem até que tudo esteja bem incorporado.

Asse em forma untada com óleo em forno a 180 graus por 25 a 35 minutos, ou até que um palito saia seco. Espere esfriar totalmente antes de desenformar.

Para comer junto com um cafezinho ou uma bela xícara de chá.

E enquanto o bolo tava assando, enrolei o pão e botei pra crescer de novo. Enquanto isso fomos às compras.

Na volta, botei o pão pra assar e preparei o almojantar. Domingo Lars fez uma bela perna de cordeiro assada. Sobrou um monte, e hoje resolvi fazer um tagliatelli com ragú de cordeiro. A pasta era industrializada, claro, mas serviu. Ragú é a resposta italiana pra sobra de carnes. Fez um assado, sobrou muito? Ragú. Pode ser de vaca, carneiro, cabrito, pato, qualquer outra carne de caça. Só não pode ser carne muito delicada porque o cozimento é longo.

Ragú de cordeiro
300 g de sobra de carne de cordeiro, picada bem miudinha (Lars fez o serviço!)
1 cebola média picada
1 talo de salsão picado
1/4 de um alho porró picado
2 cenouras médias raladas
1/2 xícara de vinho tinto
1/2 xícara de água
1 lata de tomates pelados
1 pitada de açúcar
2 folhas de louro
2 raminhos de alecrim
1 pau de canela
folhas de salsão
sal grosso e pimenta do reino
Pimenta calabresa em flocos

Refogue em azeite a cebola, salsão, alho porró e cenoura até que estejam douradinhos. Acrescente a carne, refogue um pouco mais. Adicione o vinho tinto, mexa bem e abaixe o fogo. Deixe ferver e acrescente os tomates pelados, esmagados com as mãos mesmo, mais o suco da lata e a água. Jogue então a pitada de açúcar. Quando começar a ferver, acrescente todas as ervas e a canela. Deixe que ferva em fogo bem baixo, por aproximadamente 40 minutos. Por último, tempere com sal grosso e pimenta do reino moída na hora. Retire as folhas de louro e salsão, os ramos de alecrim e a canela.

Pode ser servido com pasta, ou mesmo com pão.

Detalhe da segunda foto - nossa nova mesa da cozinha. Ela é alta como uma mesa de bar...

Enquanto o ragú fervia, o pão ficou pronto, e então fui fazer uns bolinhos bonitinhos pra agradar a sogra, ela adora as coisas diferentes que eu faço. Comprei até umas florzinhas de açúcar no mercado pr adecorá-los. Eu sou a própria Babette da família Hareide! Tava com uma vontade ardente de algo sabor abacaxi com coco. Peguei uma receitinha fácil na internet, que usava abacaxi em lata, já que o abacaxi que se encontra por aqui vem da Costa Rica, ou qualquer outro lugar do Caribe. Não tem gosto de nada porque viajam verdes...

Ficaram lindinhos os bolinhos. Só metade com florzinha, porque no pacotinho só vinham 6 e eu achei que eram 12.




Pra finalizar esse dia de expediente - porque foi como se fosse um dia de trabalho, rendeu! - fizemos uma espéciede kaftas pra churrasquear no chalé. Espécie, porque de kafta só tinham o formato. Eram praser linguiça, mas hoje não tinha tripa no mercado, então improvisamos. Da última vez, fizemos hambúrguer (semana retrasada, acho) e ficaram divinos!

Compramos carne de porco levemente defumada e moemos em casa. Misturamos com carne de alce já moída que tínhamos, e temperamos com um dente de alho, uma cebola pequena, meia pimenta dedo-de-moça (tem hífen co´essa gramática nova?), alecrim e orégano frescos, ervas secas e pimenta calabresa mais pimenta do reino branca moída. O resultado só saberemos depois de comer. Mas que o hambúrguer da semana passada (retrasada?) ficou bom, isso ficou!

O hambúrguer da semana retrasada...




Alguém nota que Lars foi o fotógrafo dessas duas últimas obras de arte? O chefinho é o meu timer, e embaixo dele o apoio de travessa de alce que ele adora... Esse meu marido...

Feliz Páscoa! God Påske!

Um comentário:

Talita disse...

Hummm... Quanta coisa gostosa! Fiquei com água na boca diante de tanta foto de comida!

Vi que você testou os puppy cookies. Posso mostrá-los no "Eles Testaram!"? http://dicaschocorango.blogspot.com/2009/05/eles-testaram.html

Um grande beijo.