Páginas

sábado, 12 de dezembro de 2009

Serinakake e flatbrød

Devagar e sempre. A falta de atividade por aqui não significa que meu forno também anda parado. Pelo contrário... Começando pelos biscoitos natalinos serinakake, que eu assei há umas 3 semanas. Segui uma receita de revista de supermercado. Acho que não saíram como deveriam, mas ficaram umas bolachonas gostosas...

150 g de manteiga
250 g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento (exagero da receita, usei menos de uma)
2 colheres de sopa de açúcar baunilhado
100 g de açúcar
1 ovo
1 clara
açúcar cristal grosso
amêndoas torradas

Bata o açúcar com o ovo. No processador, misture a manteiga com a farinha, fermento e o açúcar baunilhado. Junte a mistura de farinha ao açúcar com ovo. Misture rapidamente até a massa ficar uniforme e maleável. A receita original pede saco de confeitar - o que eu não tenho, então fiz bolinhas e achatei. Então você deve fazer uma marquinha com um garfo no meio do biscoito, pincelar com a clara, salpicar com açúcar cristal e amêndoas picadas e assar até que estejam levemente dourados.

Pois bem, vejam meu resultado comparado com a fota da revista...




Não sei se ficaram o perfeito biscoito natalino, mas com café estavam de matar!

E Dona Claudia, mesmo correndo, de vez em quando publica umas coisas no blog dela que não dá pra não querer reproduzir, pois só falta sentirmos o cheiro... Então fiz uma torta estilo cheesecake, de queijo cremoso com o doce de leite Hapå. De chorar... A original no Sabor Saudade. E durante a semana, vai dando vontade de comer doce, a gente vai fazendo...

Ainda no espírito natalino, quinta feira fui à casa da sogra, pra fazer, com ela e Sylvia (a esposa do cunhado) o famoso e tradicional flatbrød... Sylvia trouxe a massa (que leva leite, farinha integral, xarope de glucose entre outras coisas) pronta. Então foi só abrir e assar num aparelho especial...

Começa com uma pelotinha, e com um rolo normal, você vai abrindo, abrindo, depois com um rolo especial, abrindo mais, até que esteja fina como um tecido. Daí é colocar na chapa elétrica...





Depois de uma hora e meia abrindo massa, tive que ir trabalhar. Dia seguinte amanheci com dor nos músculos do abdômen e dos antebraços, pelo esforço! Deu até vontade de abrir uma fábrica... Pra manter a forma...

E hoje, bolinhos de chocolate com laranja... Pra ajudar na recuperação da ressaca! Sem foto, pois foram devorados...




Um comentário:

Claudia disse...

Camila,

os biscoitos ficaram lindos, valeu o esforço. E que loucura que é fazer flatbrød, fiquei impressionada e eu nem gosto, mas o meu povo aqui gosta. Sou sempre do contra. Eu amo o tal knekkbrød, aquele bem preto Husman com requeijão...

Eu acho o Hapå um tanto salgadinho, não? Mas dá para esquentar e diluir um pouco com leite e adicionar um tanto de açúcar que fica super bom também.

Beijos,

C.